segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Emagrecimento Depende de Atitude Quem Domina, você ou a Comida?

Qual a melhor dieta para emagrecer e continuar magro? Essa é uma pergunta muito freqüente. Há quem responda que é a pobre em carboidratos, outros dizem que é aquela com pouca gordura e outros ainda (e eu me coloco entre estes) defendem que é a equilibrada. Sem falar naquelas excêntricas que surgem a toda hora, como a da Lua, do tipo sangüíneo, de Beverly Hills etc. A meu ver, mais importante que o tipo de regime é a postura que a pessoa tem diante do alimento. Para um bom resultado quanto ao peso final (o que significa mantê-lo pelo resto da vida), é necessário controlar o que se põe no prato. Explicando melhor: por uma série de motivos (químicos, hormonais e psíquicos), pessoas com excesso de peso tendem a ser dominadas pela comida. Se elas reparam no que ingerem, emagrecem e mantêm o novo peso. Prova disso é que o simples fato de anotar os itens do cardápio, como costumo recomendar, leva ao emagrecimento. Então, preste atenção no que você come e coma de tudo!
Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor do livro Dieta dos Pontos.

A Calvície Neles e Nelas

Nos homens, geralmente as falhas aparecem na parte de trás da cabeça, na região superior — a famosa careca do padre. Em seguida, as entradas começam a aparecer.
Nas mulheres, o rareamento dos cabelos se manifesta em formato de uma faixa, no topo do crânio, que tende a se alargar progressivamente se não for tratado depresa.

Cabelos: como Impedir que eles Caiam

Conheça o que há de mais moderno em tratamento e diagnóstico da queda dos fios
A força dos cabelos tem dimensão bíblica, datada de mil anos antes do nascimento de Cristo. No Antigo Testamento, é representada por Sansão, corajoso guerreiro cujas madeixas concentravam seu vigor físico. Traído pela amada Dalila, foi à derrocada depois que ela cortou a fonte de seu poder, entregando seus cachos aos inimigos. A humanidade sempre deu importância aos cabelos, como símbolo de autoestima e vitalidade. Há, é claro, exceções em que a careca — nos homens, bem entendido — tem seu charme, mas aí estamos falando daqueles casos em que a característica é uma herança de pai para filho. O problema sério é quando os fios começam a despencar, sem mais nem menos, deixando a cabeça com aquelas falhas irregulares que são motivo de constrangimento e insegurança. Sem falar que muitas vezes sinalizam doenças.
Os cabelos não têm uma função vital para o organismo — cá para nós, eles só servem para proteger o couro cabeludo de intempéries. “Daí que, diante de uma situação em que o corpo precisa economizar nutrientes e energia para se defender de uma infecção ou de uma carência nutricional, por exemplo, os fios são relegados a segundo plano”, explica o tricologista, isto é, dermatologista especializado em cabelos, Valcinir Bedin, do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, em São Paulo. Ou seja, o organismo abre mão das madeixas, que acabam no chão.

A má notícia é que esse alarme de encrenca tem disparado com cada vez mais frequência, especialmente na ala feminina. “Há dez anos, uma mulher a cada 10 homens procurava meu consultório. Hoje, elas representam 40% dos meus pacientes”, estima o médico Luciano Barsanti, presidente da Associação Brasileira de Tricologia. Motivos não faltam. O time da Luluzinha está fumando mais, trabalha numa tripla jornada, apela para dietas radicais e até cirurgias para recuperar a silhueta. Aí, a avalanche dos fios é quase certa. Ela atende pelo nome de alopecia se mais de 100 fios despencam do couro todo santo dia.

“Os distúrbios nos hormônios da tireoide e dos ovários são os principais vilões entre as mulheres”, aponta o tricologista Ademir Junior, de São Paulo. “No sexo masculino, a predisposição genética continua com papel preponderante. Mas a ela basta associar fatores como estresse e os tufos caem depressa”, conclui. Digase: a lista de algozes da cabeleira é mais extensa do que os problemas citados até esta linha. Dela fazem parte infecções, seborreia (sinônimo de oleosidade nas alturas), doenças autoimunes, depressão e até mesmo o uso de remédios, caso de alguns antidepressivos, anti-hipertensivos, anabolizantes e antibióticos.

Novos métodos têm facilitado o diagnóstico precoce de problemas capilares. “Um exame chamado scanner do couro cabeludo fornece uma imagem aumentada em 8 mil vezes, o que permite flagrar inflamações, seborreia e alterações na circulação sanguínea local”, revela Luciano Barsanti. “A microscopia eletrônica, por sua vez, possibilita a avaliação da matriz celular do fio”, continua.

Os testes laboratoriais são igualmente indispensáveis. “Solicitamos exames de sangue para verificar a presença de infecções e distúrbios hormonais”, diz o dermatologista Arthur Tykocinski, de São Paulo. Às vezes, o simples tratamento dessas disfunções é suficiente


O estresse é outro fator que deve ser esmiuçado. “O hormônio cortisol, liberado quando estamos sob tensão,desacelera a divisão celular na raiz”, justifica Ademir Junior. É por isso que, sob extremo nervosismo, alguns indivíduos perdem cabelo em áreas específicas, caracterizando a alopecia areata, ou pelada. Por falar em questões hormonais, mulheres com síndrome dos ovários policísticos costumam apresentar níveis mais altos de testosterona, o hormônio masculino. Isso aumenta a oleosidade da pele — o que, por si, já prejudica o ciclo dos fios. “Além disso, a testosterona é convertida em uma substância conhecida pela sigla DHT”, explica Valcinir Bedin. E esse tal de DHT provoca um estrago cabeludo: detona o bulbo capilar. “Felizmente, o problema pode ser controlado com o uso de anticoncepcionais específicos ou de remédios antiandrógenos”, tranquiliza a dermatologista Jackeline Mota, de São Paulo.

A situação é mais grave, porém, em pessoas cujos genes fazem o bulbo ter maior afinidade pelo DHT. Aí, para que não fiquem totalmente descabeladas, recorre-se ao princípio ativo minoxidil. “Ele dilata os vasos, melhorando a irrigação sanguínea e a absorção de nutrientes”, ensina Barsanti. “E uma droga clássica, a finasterida, impede a conversão de testosterona em DHT.” Mas ela só surtiria efeito em pacientes do sexo masculino. Um dos avanços para conter a queda dos fios é o laser de baixa penetração. “Trata-se de um procedimento não invasivo que dilata os vasos, estimula a multiplicação celular e tem efeito anti-inflamatório”, explica Barsanti. Outra inovação é a infusão transiônica, que consiste na escolha de um medicamento mais adequado a cada problema. Ele é aplicado no couro cabeludo e, em seguida, os especialistas utilizam um aparelho que o empurra para dentro da pele para ser bem absorvido. Esse mesmo dispositivo é usado na infiltração de fitoterápicos e na retirada do excedente de gordura. Há ainda a eletroestimulação do bulbo, que acelera a atividade das células na região.

Uma alternativa é a tradicional mesoterapia, que injeta ativos no couro cabeludo. Mas alguns especialistas ficam com os dois pés atrás em relação a ela. Isso porque provocaria cicatrizes, arriscando levar à morte do bulbo — e o tiro sairia pela culatra. Só quando todos esses recursos não surtem efeito é que se cogita um implante. “A técnica hoje proporciona grandes densidades de cabelo, com resultado bem natural”, garante Tykocinski. “Estudamos o desenho da cabeça, retiramos fios de uma região abundante e os transplantamos.” Apesar de tudo o que os consultórios oferecem, é imprescindível fazer a sua parte. Quem fuma deve abolir o cigarro. “A fumaça contém radicais livres que agravam inflamações no couro cabeludo”, avisa Ademir Junior. O álcool, os anabolizantes e as anfetaminas também são prejudiciais. Converse com seu médico sobre os medicamentos de que faz uso. “Muitas vezes é possível substituí-los por outros de mesmo efeito e que não induzam a queda dos fios”, diz a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo.

Caso tenha se submetido a uma cirurgia, como lipoaspiração, ou a uma dieta rigorosa, vale caprichar na alimentação com a ajuda de um nutricionista para não faltar nenhum elemento essencial aos fios no prato do dia a dia. Quanto a xampus, os que prometem efeito antiqueda não resolvem a alopecia. “No máximo, contêm substâncias que ajudam a diminuir a oleosidade dos cabelos, prevenindo ou reduzindo a seborreia”, afirma Tykocinski. Ou seja, não revertem o quadro, mas ajudam a segurar os fios restantes. Tinturas e alisamentos não estão proibidos. Mas, se você costuma se submeter a esses tratamentos químicos, faça um intervalo de pelo menos 30 dias entre um procedimento e outro para prevenir a sobrecarga. “E procure cabeleireiros capacitados, que utilizem produtos com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, orienta Denise. Evite também elásticos, tiaras, chapinhas e pentes-finos. “Eles causam traumas e rompem o músculo que sustenta o fio, levando a uma perda definitiva”, alerta Barsanti. Siga esses conselhos e força na cabeleira!

Receita de Saúde

Tabule de Quinua com damascos, pinholes e ervas
* Alho e cebola contra pedra na vesícula
* Um tempero no açúcar do sangue
* Boa pergunta
* Coma menos e lembre mais
* Cale no peito essa dor
Ingredientes
1 xícara (chá) de quinua
4 xícaras (chá) de caldo de frango (faça o caldo em casa)
½ xícara (chá) de damascos picados
½ xícara (chá) de pinholes torrados
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
3 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de raspas de laranja, bem picadas
1 colher (sopa) de hortelã fresca picada
1 colher (sopa) de salsinha fresca picada
1 colher (sopa) de tomilho fresco picado
12 tomates-cereja cortados em 4
sal a gosto

Modo de preparo
Aqueça o azeite e refogue a quinua até começar a pipocar. Junte o caldo, tempere com sal, mas sem exageros, e cozinhe por cerca de 12 minutos, até que o grão se abra — isso indica que ele já está no ponto. Escorra o excesso de caldo e junte o damasco, o pinhole, as ervas e as raspas de laranja. Acerte o sal e misture o vinagre. Resfrie. Na hora de servir, junte os tomates e finalize com um fio de azeite. Dica: o prato vai bem com frangos e peixes — pode ser servido frio ou quente. Se preferir, substitua o damasco por figo.
Por Paula Desgualdo

Alho e Cebola contra Pedra na Vesícula

A dupla seria capaz de reduzir a formação de cálculo biliar, sugere um estudo indiano publicado no periódico British Journal of Nutrition. Realizado com roedores, o trabalho mostrou que o dueto aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar naturalmente os níveis de colesterol. “E quase 80% das pedras na vesícula são formadas por esse tipo de gordura”, afirma Ricardo Abdalla, clínico-geral do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Para chegar à conclusão, os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Entre os animais alimentados com uma maior quantidade de alho e cebola, houve uma redução de até 30% na incidência dos cálculos.
Por Paula Desgualdo

Alimentação Saúdavel

A preocupação pela estética é de certa maneira uma forma de estarmos atentos com o nosso estilo de vida. Isso inclui não somente os cuidados que temos em relação a ter cabelos sedosos e brilhantes, pele macia e hidratada, unhas fortalecidas, um corpo harmônico e peso ideal. Para isso é necessário nutrir corretamente os bilhões de células que estão distribuídas pelo nosso organismo.

Atualmente com a correria do dia-a-dia principalmente para mulher que trabalha fora do lar, cuida dos filhos, faz as compras, organiza a casa e se preocupa com todos da família, ter tempo para cuidar de sua beleza acaba ficando em segundo plano.

E como fica sua alimentação? Você tem tempo para comer corretamente? Você sabe como se alimentar de forma saudável e equilibrada?
Inicialmente não parece uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Mas com um pouquinho de empenho e disciplina, qualquer um pode ter benefícios seguindo algumas dicas de vida saudável, que inclui uma alimentação balanceada e equilibrada, prática de exercícios físicos regularmente e que podem ajudar a manter sua ótima aparência. Não existe uma fórmula única mesmo porque nossas necessidades mudam ao longo da vida.
Atenção com a saúde dos CABELOS: uma alimentação rica em vitaminas A, B e Zinco é essencial para manter os cabelos bonitos e sedosos, evitando o enfraquecimento dos fios e queda. Procure consumir alimentos in natura tais como frutas, legumes e verduras; bem como grãos integrais (aveia, arroz integral, cevada, centeio). Procure consumir diariamente alimentos ricos em proteínas como leite e derivados, e soja.

Cuidados com a PELE: para manter uma pele hidratada e macia é importantíssimo consumir diariamente alimentos ricos em fibras, que auxiliam para o bom funcionamento dos intestinos e ajudam na eliminação de toxinas. Procure não consumir alimentos gordurosos e evite as frituras em geral. Evite refrigerantes e consuma em torno de 2 litros de água por dia. Isso com certeza contribuirá para uma hidratação adequada de sua pele evitando a oleosidade e sujeita ao aparecimento de acnes. Procure ingerir alimentos ricos em: A, B, C e Zinco.

1 - Vitamina A: encontrada principalmente em frutas e vegetais de cor alaranjada e vegetais de folha verde escura tais como: mamão, caqui, cenoura, batata doce, agrião, brócolis, rúcula, espinafre e outros. A vitamina A auxilia para manter a integridade das células de nossa pele.

2 - Vitaminas do complexo B: encontradas principalmente em grãos integrais, leite e derivados, carnes magras, entre outros. As vitaminas do complexo B auxiliam na regulação das glândulas sebáceas, o que irá deixar sua pele menos oleosidade tornando-a mais sedosa.

3 - Vitamina C: encontrada em grande concentração nas frutas cítricas como: acerola, morango, laranja, tangerina, abacaxi, goiaba entre outras. A vitamina C auxilia na cicatrização da pele, colaborando para uma recuperação mais rápida no caso de cortes e feridas, e é antioxidante (colaborando para a prevenção do envelhecimento da pele).

4 - Zinco: encontrado principalmente em: aves, peixes, frutos do mar, leite, etc. O Zinco ajuda a combater os radicais livres devido a ação aumentada de enzimas, auxiliando na renovação das células.
• UNHAS saudáveis: procure consumir alimentos ricos em proteínas (carnes magras, aves sem pele, peixes), bem como alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurte, cereais integrais, verduras e leguminosas) que ajudam no fortalecimento e saúde das unhas.
Evitando a FLACIDEZ e CELULITE: controlar o peso, praticar exercícios regularmente (ajudam o fortalecimento dos músculos), evitar o fumo, consumir diariamente frutas e legumes, beber água durante o dia, evitar a ingestão de bebida alcoólica, evitar a ingestão excessiva de doces e alimentos gordurosos, são estratégias que auxiliam a combater a flacidez e celulite.

Você merece o melhor! Reserve alguns momentos do dia para relaxar e para cuidar de sua aparência. Incorpore ao seu cotidiano uma alimentação equilibrada. Você verá os benefícios e a diferença para sua vida em termos de disposição para trabalhar, estudar, rir, se emocionar, namorar; enfim tudo o que se traduz em qualidade física e emocional.

Regina Corrêa – Nutricionista Clínica

Receitas com Aveia

Ela cai bem em bolos, sopas e suflês. Em outras palavras, a aveia está longe de entrar somente na lista de ingredientes de mingaus e congêneres. Selecionamos algumas receitas nas quais o cereal é protagonista. Confira e bom apetite!
Por Diogo Sponchiato
Página 1 de 5
1. Mini suflê de chocolate e aveia
Ingredientes:

1 gema de ovo
6 colheres de sopa de achocolatado em pó
½ litro de leite
1 xícara de chá de aveia em flocos finos (de preferência, sabor chocolate)
3 colheres de sopa de manteiga
3 claras de ovos

Modo de preparo:
Com um batedor de arame, misture a gema com o achocolatado em pó até formar um creme homogêneo. Em outra panela, junte o leite, a aveia e a manteiga e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos em fogo alto. Despeje, aos poucos, a mistura com aveia sobre o creme feito com a gema e o achocolatado — não pare de mexer. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 10 minutos até engrossar, formando uma espécie de mingau espesso. Transfira esse mingau para uma tigela e leve à geladeira. Depois, incorpore ao preparo as claras batidas em neve e distribua em refratários individuais untados e polvilhados com açúcar. Asse por cerca de 10 minutos em um forno preaquecido a 200 graus. Abaixe a temperatura para 180 graus e asse por mais 10 minutos. Sirva em seguida.

Fonte: Receita extraída do livro “55 anos de sabor”, da Quaker.
2. Sopa de tomate com aveia
Ingredientes:

½ xícara de cebola ralada
1 colher de sopa de óleo vegetal
½ colher de sopa de sal
½ colher de sopa de açúcar
4 xícaras de caldo de legumes
6 xícaras de creme de tomate fresco (para fazê-lo, serão necessários 3 quilos de tomate frescos e lavados)
3 colheres de sopa de aneto (erva) fresco picado
2 e ½ xícaras de chá de aveia crua, lavada e escorrida

Modo de preparo:

Para o creme de tomate:
- Ferva os tomates e, em seguida, coloque-os no liquidificador. Depois de bater, peneire e leve a mistura a uma panela de aço inoxidável por mais ou menos 1 hora. Você terá em mãos cerca de 6 xícaras de creme de tomate.

Para a sopa:

- Refogue a cebola no óleo.
- Coloque o caldo de legumes, a massa de tomate, o sal e o açúcar na mesma panela e esquente até ferver. Retire do fogo e deixe a mistura esfriar. Em seguida, bata tudo no liquidificador.
- Leve esse creme à panela mais uma vez e junte a aveia para cozinhar. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando em fogo brando.
- Assim que a sopa estiver pronta para servir, adicione o aneto picado.
3. Biscoito de aveia
Ingredientes:

½ xícara de chá de margarina sem sal
1 xícara de chá de açúcar
1 ovo
1 embalagem de aveia em flocos
Raspas de casca de 1 laranja
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo:

Misture a margarina com o açúcar e o ovo. Acrescente a aveia e as raspas de laranja. Por último, misture o fermento. Pegue 1 colher de sopa da massa e faça bolinhas com as mãos. Unte e polvilhe uma assadeira, onde serão colocadas as bolinhas — reserve um espaço de mais ou menos 5 centímetros entre elas. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos ou até que a base do biscoito esteja levemente dourada. Espere esfriar para retirar os biscoitos do recipiente.

Fonte: Receita extraída do livro “55 anos de sabor”, da Quaker.

4. Salada de aveia em grão com vagem e tomate cereja
Ingredientes:

2 e ½ colheres de sopa de óleo vegetal
2 e ½ colheres de sopa de azeite
1 e ½ colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de curry em pó
1 colher de chá de alho amassado
½ xícara de iogurte desnatado
½ colher de sopa de sal


1 quilo de aveia em grão cozida
1 xícara de chá de pimentão vermelho picado
2 xícaras de vagens francesas cortadas
1 xícara de tomates do tipo cereja partidos ao meio
1 xícara de uvas passas
1 xícara de nozes pecan picadas

Modo de preparo:

- Coloque o óleo, o azeite, o suco de limão, o curry, o alho, o iogurte e o sal numa bacia de porte médio e misture bem todos esses ingredientes para obter o molho.
- Adicione os grãos de aveia ainda quentes e misture tudo.
- Pique os demais ingredientes e adicione ao molho. Deixe na geladeira por cerca de 30 minutos.

Fonte: Celeiro Culinária - www.celeiroculinaria.com.br

5. Bolo de aveia com laranja
Ingredientes:

Massa:

1 e ½ xícaras de chá de suco de laranja
1 xícara de chá de aveia
½ xícara de manteiga
¾ xícara de açúcar mascavo
¾ xícara de açúcar refinado branco
2 ovos
1 e ½ xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato
½ colher de chá de sal
¼ colher de chá de canela
1 colher de sopa de raspas de laranja
1 colher de chá de baunilha
½ xícara de nozes

Calda:

¼ xícara de suco de laranja
½ xícara de açúcar mascavo
¼ xícara de manteiga
1 colher de sopa de raspas de laranja
1 xícara de coco ralado
½ xícara de nozes picadas

Modo de preparo:

Massa:

- Ferva o suco de laranja e coloque a aveia de molho. Deixe descansar até que a mistura esfrie.
- Mexa a manteiga com o açúcar até essa combinação ficar fofa e junte os ovos um a um, continuando a bater.
- Adicione a baunilha.
- Coloque os ingredientes secos e a mistura de aveia e suco de laranja, intercalando-os.
- Deposite tudo sobre uma forma untada e polvilhada e leve-a ao forno a 180 graus por cerca de 30 minutos.

Calda:

- Ferva o açúcar, a manteiga, a raspa e o caldo de laranja por um minuto, nunca deixando de mexer os ingredientes.
- Adicione o coco e as nozes. Misture tudo e regue por cima do bolo quando ele estiver pronto.

Retarde o Envelhecimento Comendo uma Castanha por Dia

* Comida Antitóxica
* Suplementos Alimentares
* Cultivo da Castanha
* Menos gordura, menor risco de tumores
1 castanha por dia...
...não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula,botar para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais
por DIOGO SPONCHIATO
Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.

Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas-do- brasil eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. Ora, nós somos sortudos. É que ascastanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente, afirma Silvia Cozzolino, presidenta da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, responde Christine Thomson, a pesquisadora neozelandesa que investigou as propriedades da castanha. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, descreve, completando, Bárbara Cardoso. Na ausência dele, as tais enzimas fi cam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo.

O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Justamente por isso, a pesquisadora Bárbara Rita Cardoso começa a estudar os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer. A gente desconfia que nesses pacientes os radicais façam maiores estragos, diz ela.

A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.
1 castanha por dia...
...não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula,botar para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais
por DIOGO SPONCHIATO
Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.

Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas-do- brasil eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. Ora, nós somos sortudos. É que ascastanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente, afirma Silvia Cozzolino, presidenta da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.
E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, responde Christine Thomson, a pesquisadora neozelandesa que investigou as propriedades da castanha. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, descreve, completando, Bárbara Cardoso. Na ausência dele, as tais enzimas fi cam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo.
O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Justamente por isso, a pesquisadora Bárbara Rita Cardoso começa a estudar os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer. A gente desconfia que nesses pacientes os radicais façam maiores estragos, diz ela.

A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.
Apesar de tudo isso, o badalado selênio deve ser apreciado com moderação. Quando os especialistas recomendam uma castanha diária, é para segui-lo à risca. Acredite: o conselho não é nem um pouco mesquinho. Esse consumo ideal e comedido é que faz todas essas enzimas que dependem do nutriente trabalharem de forma adequada, diz Bárbara. Em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação. E o pior: mais cedo ou mais tarde, o exagero rotineiro vai revelar o lado negro da substância. Sim, ele existe: a toxicidade. Ela acontece se a pessoa ingerir mais de 800 microgramas por dia, adverte Silvia Cozzolino. É que o selênio tem efeito cumulativo, emenda Christine Thomson.

Isso não signifi ca que abusar das deliciosas castanhas em uma happy hour com amigos traga grandes ameaças. De vez em quando, dá até para superar a quantidade recomendada. O perigo é comer essas oleaginosas além da conta todo santo dia. Quem experimentar ataques sucessivos de gula poderá sentir dor de cabeça, fi car com as unhas fracas e ver seus cabelos caírem. Mas, em geral, quem come dez castanhas hoje não vai se empanturrar delas amanhã, usa a lógica a expert em nutrição Silvia Cozzolino. No máximo, o preço desse pecado será um mau hálito parecido com o bafo de alho acredite!

Não corre o mesmo risco quem comer, vez ou outra, algum prato que leve a castanha na receita até porque, seja doce ou salgado, difi cilmente uma porção reunirá tantas unidades assim. E saiba: nem o fogão nem a geladeira conseguem detonar as reservas de selênio. No dia-a-dia, porém, nada melhor do que a praticidade de botar na mochila, no bolso ou na bolsa a sua estrela solitária. É saúde na medida certa!
Para chegar à quantidade de selênio de uma castanha-do-pará (de 5 gramas), você teria que consumir, em média, o equivalente a...

3 filés de frango (100 gramas cada um)
16 pães franceses (50 gramas cada um)
100 copos de leite (200 mililitros por copo)
10 ostras (33 gramas cada uma)
3 latas de sardinha em conserva (130 gramas cada uma)

Banana de Manhã Emagrece. Será?

Emagreça com Saúde!
A fruta entra obrigatoriamente na primeira refeição do dia e está afinando a cintura dos japoneses, fãs de carteirinha da chamada Dieta da Banana Matinal
por Thais Cavalheiro
Já ouviu falar nesse regime? Se a respostar for não, é só uma questão de tempo. Essa fruta tão popular entre nós está emagrecendo muita gente no Japão e nos Estados Unidos, países que reúnem um número cada vez maior de adeptos. Desenvolvida por Hitoshi Watanabe, um especialista em medicina preventiva em Tóquio, ela caiu na boca do povo. Literalmente. Nunca se vendeu tanta banana por lá como no último verão, época do ano em que normalmente a melancia, entre outras frutas mais apropriadas para sucos refrescantes, é a mais consumida.
A tal dieta consiste basicamente no seguinte: no café da manhã, o candidato a magro pode comer bananas à vontade e nada mais. É desejável que beba também água em temperatura ambiente. O motivo? Bem, sabe-se que o líquido dá saciedade. Então, entraria como um coadjuvante para espantar a fome. Nas refeições seguintes, pode-se comer de tudo, mas só até as 8 da noite. Após o jantar, nada de sobremesa. Já o lanchinho da tarde permite até uma guloseima. Os únicos itens proibidos são sorvetes, derivados do leite e álcool.

A nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, acredita que esse tipo de dieta não traga prejuízos à saúde. “Isso porque não restringe nenhum grupo de nutriente”, justifica. “Os carboidratos, tidos como vilões do emagrecimento, não ficam de fora, o que é ótimo. E a proibição de laticínios e álcool não chega a ser nenhum pecado. Afinal, esses produtos desencadeiam processos inflamatórios.”

E pensar que a banana carrega o peso de ser engordativa. "Essa fama é injusta. Na verdade, além de matar rapidamente a vontade de comer, ela contém enzimas que aceleram a digestão, favorecendo uma rápida perda de peso. Sem contar que também tem fibras do tipo solúvel, aquelas que se ligam à água, formando uma espécie de gel que demora para sair do estômago”, completa Vanderlí.

O poder emagrecedor da banana deve-se também ao amido resistente, um carboidrato complexo encontrado na batata, em leguminosas e massas integrais e que, dentro do corpo, se comporta como uma fibra, favorecendo o funcionamento do intestino e dando aquela sensação de barriga cheia. Detalhe: o amido resistente aparece muito mais na banana verde.

Pelo sim, pelo não, começar o dia comendo banana só pode fazer bem. Afinal, tanto a banana-prata, como a da terra, a ouro e a maçã – para citar as mais apreciadas em terras brasileiras – são lotadas de potássio, mineral imprescindível para os músculos, como bem sabem os atletas.

Linhaça é Súper

Para aproveitar tudo que a linhaça tem de bom, a dica é triturá-la. O liquidificador, portanto, é muito bem-vindo
Estudos quentíssimos mostram que a semente do linho é mesmo capaz de impedir o crescimento do câncer de mama. Mas existem macetes na hora do consumo que você precisa conhecer para tirar o melhor proveito desse superalimento. Estão todos aqui!
Contam os arqueólogos que a linhaça era usada em mumificações no Egito. Outros achados apontam que era empregada com sucesso para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte até mesmo de rituais, hoje ela marca presença nos laboratórios de grandes centros de pesquisa em nutrição. Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo.

Esse excelente resultado foi apresentado no 6° Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, que aconteceu no mês passado na Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Segundo a pesquisadora canadense, "trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata". Somem-se essas boas notícias ao fato de a linhaça ajudar a controlar os níveis de colesterol.
Aqui no Brasil, mais precisamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a equipe do Departamento de Nutrição também anda analisando a linhaça. O enfoque, entretanto, é outro. "Investigamos a segurança no consumo", conta a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira. Explica-se: embora contenha substâncias capazes de prevenir doenças letais, o que faz dela um alimento funcional de primeira grandeza, a linhaça carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes. Por enquanto o que se sabe é que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. Isso porque, segundo Ana Vládia, o calor diminui a atividade de algumas proteínas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento de sais minerais. A sugestão é deixar a linhaça no forno baixo por 15 minutos. "Claro que, se ela for usada na preparação de receitas assadas, como pães ou biscoitos, não precisará disso", diz a pesquisadora, que continua mergulhada em seus estudos.
Outra dica para aproveitar ao máximo a semente é triturá-la no liquidificador. "É que a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, professora de nutrição da Universidade do Norte do Paraná. E aí as substâncias benéficas ficam impedidas de sair. "Mas tem que bater e comer logo, porque a linhaça é muito suscetível à oxidação", ensina o bioquímico Jorge Mancini Filho, da Universidade de São Paulo.
Os cientistas só não chegaram ainda a uma conclusão sobre a quantidade ideal de consumo. "Estamos em busca dessa resposta", suspira a nutricionista Ana Vládia. Quem dá bem a medida (sem trocadilho) da indefinição é a farmacêutica bioquímica Rejane Neves. Ela conta que já viu sugestões de porções as mais variadas de 25 gramas (1 colher de sopa bem cheia) até 45 gramas (quase 2 colheres) por dia. E comenta que alcançar esta última indicação é bem mais difícil. "A inclusão da semente no dia-a-dia deve ser gradativa".
DOURADA
É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. "Seu sabor é mais suave do que o da escura", descreve a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, da Universidade do Norte do Paraná.

MARROM
A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.

Afinal, o que faz da linhaça um superalimento? "Sua casca guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas", responde o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega-3 e o ômega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. "Diversos trabalhos apontam a semente do linho como protetora do coração", reforça Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais e professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, interior paulista.

INGREDIENTE DE DESTAQUE
Entretanto, o que torna a linhaça ímpar pra valer atende pelo nome de lignana, substância que começa a sair do anonimato. Não é para menos. Ela praticamente faz as vezes do estrógeno. "Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves- Souza. É o que os especialistas chamam de fitoestrógeno. Aliás, foi justamente esse componente o mais mencionado nos trabalhos da canadense Lilian Thompson.

Segundo a pesquisadora, estudos com grande número de pacientes mostram a relação entre a lignana e a redução dos tumores de mama. Esse composto comprovadamente atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicídio das células defeituosas. O incrível é que, no caso do câncer, esse programa de autodestruição simplesmente não costuma funcionar. Mas a lignana topa a parada e ativa a contagem regressiva para a célula doente se explodir. E olha que nem os grandes centros de pesquisa conseguiram desenvolver a contento drogas com essa capacidade. "Observamos esse efeito em 39 pacientes", afirma Lilian, que as orientou a consumir 25 gramas de linhaça por dia durante pouco mais de um mês.

A observação desses indivíduos pela equipe da Universidade de Toronto foi rigorosa. A linhaça ressalta a pesquisadora só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica. E é bom que se diga: mesmo quem está saudável não está livre para ingerir o alimento à vontade. "O excesso pode prejudicar a membrana das células", avisa o nutrólogo Durval Ribas Filho. E para quem pensa em lançar mão de pílulas de óleo de linhaça, alto lá! "Ingerir cápsulas de suplemento, aí mesmo só sob orientação!", avisa Durval.

Melancia é uma das Frutas mais Recomendadas para o Verão

A fruta é excelente para cuidados com a saúde tanto do homem quanto da mulher
Maximo Asinelli
A melancia está totalmente em alta neste verão. É uma fruta muito refrescante, pois cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, de maneira que fornece água e sais minerais para um equilibrado funcionamento do organismo. Além disso, é antioxidante e diurética, já que reduz a retenção de líquidos. Já o seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de câncer, principalmente do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.

Para prevenir o câncer de próstata, é aconselhável também aos homens beber o suco de melancia batido juntamente com as suas sementes, que são altamente nutritivas.

Essa fruta possui ainda propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

O melhor de tudo para essa época do ano - em que todos gostam de cuidar ainda mais do corpo – é que a melancia não engorda e tem inúmeras propriedades nutritivas, como as vitaminas A, B e C e alguns minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro.

A melancia também apresenta uma elevada quantidade de licopeno, que é uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres - substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células e fazem com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Além disso, a fruta apresenta um efeito calmante sobre a mente e as emoções. É recomendado – neste caso – ingeri-la separadamente das suas sementes, que são altamente oleosas. Interessante também pode ser juntá-la a cerejas sem caroço. Essa combinação é excelente método natural para combater o estresse e também ajudar nos cuidados com a pele.

Pode-se dizer ainda, de acordo com estudos realizados nos EUA, que a melancia atua contra a impotência sexual, pois possui um nutriente - a citrulina – que age de forma semelhante ao princípio ativo do viagra.

Maximo Asinelli é médico nutrólogo